INDICAÇÃO PARA ATUALIZAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE CARGOS E CARREIRAS (PMCC) DOS SERVIDORES DO MUNICÍPIO DE FORTIM E ADOÇÃO DE MEDIDAS TRANSITÓRIAS PARA O QUADRO FUNCIONAL JÁ EXISTENTE.
JUSTIFICATIVA (EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS)
O MUNICÍPIO DE FORTIM TEM A RESPONSABILIDADE CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVA DE ORGANIZAR E GERIR SEU QUADRO DE PESSOAL DE FORMA EFICIENTE, TRANSPARENTE E SOCIALMENTE JUSTA. O PLANO MUNICIPAL DE CARGOS E CARREIRAS (PMCC) É INSTRUMENTO ESSENCIAL DE GESTÃO DE PESSOAS QUE ORIENTA A POLÍTICA DE RECURSOS HUMANOS, A VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL E A QUALIDADE DOS SERVIÇOS PÚBLICOS PRESTADOS À POPULAÇÃO.
HISTORICAMENTE, O PMCC VIGENTE REMONTA A LEGISLAÇÕES ANTIGAS (INSTITUÍDO POR LEI MUNICIPAL DE FINAL DO SÉCULO XX) E, DESDE ENTÃO, O PERFIL DAS ATRIBUIÇÕES, AS EXIGÊNCIAS TÉCNICAS, A COMPLEXIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS E AS DEMANDAS DA POPULAÇÃO MUDARAM SIGNIFICATIVAMENTE. ALÉM DISSO, A REALIZAÇÃO DE NOVO CONCURSO PÚBLICO ABRIU VAGAS E POSSIBILITOU A ENTRADA DE NOVOS SERVIDORES COM PERFIS E REMUNERAÇÕES DISTINTOS, O QUE TORNA IMPRESCINDÍVEL A ATUALIZAÇÃO NORMATIVA E ADMINISTRATIVA DO CONJUNTO DE REGRAS QUE DISCIPLINA CARREIRA, VENCIMENTOS E PROGRESSÃO.
ADEMAIS DO INGRESSO DE NOVOS SERVIDORES POR CONCURSO PÚBLICO, O MUNICÍPIO POSSUI UM QUADRO ANTIGO DE SERVIDORES, PROFISSIONAIS QUE ESTÃO HÁ ANOS PRESTANDO SERVIÇOS ESSENCIAIS À COMUNIDADE, CUJOS DIREITOS, TRAJETÓRIA FUNCIONAL E EXPECTATIVAS DE PROGRESSÃO NÃO SE ENCONTRAM PLENAMENTE HARMONIZADOS COM AS EXIGÊNCIAS HOJE VIGENTES. A MANUTENÇÃO DE ESTRUTURAS LEGAIS E ORGANIZACIONAIS DEFASADAS ACARRETA DISTORÇÕES REMUNERATÓRIAS, INSEGURANÇA JURÍDICA E FRAGILIZA A ATRAÇÃO E RETENÇÃO DE QUADROS QUALIFICADOS, ALÉM DE COMPROMETER A CONTINUIDADE E QUALIDADE DOS SERVIÇOS PÚBLICOS.
A ATUALIZAÇÃO DO PMCC JUSTIFICA-SE, ENTRE OUTROS MOTIVOS, PELOS SEGUINTES PONTOS:
• APRIMORAMENTO DA EFICIÊNCIA E DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS PÚBLICOS: UM PLANO DE CARREIRAS MODERNO E BEM ESTRUTURADO ALINHA COMPETÊNCIAS AOS OBJETIVOS DA
• ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, PERMITINDO RESPOSTAS MAIS EFICIENTES ÀS DEMANDAS DA POPULAÇÃO.
• VALORIZAÇÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS: OFERTA DE TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS CLARAS E INSTRUMENTOS DE QUALIFICAÇÃO CONTÍNUA AUMENTAM A MOTIVAÇÃO E DIMINUEM A ROTATIVIDADE, REDUZINDO CUSTOS COM CAPACITAÇÃO SUCESSIVA E ASSEGURANDO MAIOR INSTITUCIONALIDADE.
• EQUIDADE E SEGURANÇA JURÍDICA: ATUALIZAÇÃO NORMATIVA QUE TRATE EXPLICITAMENTE DAS TRANSIÇÕES PARA SERVIDORES ANTIGOS E NOVAS CONTRATAÇÕES EVITA TRATAMENTOS DESIGUAIS E LITÍGIOS TRABALHISTAS E ADMINISTRATIVOS.
• TRANSPARÊNCIA E MERITOCRACIA: CRITÉRIOS OBJETIVOS PARA PROGRESSÃO E PROMOÇÃO, ALIADOS A AVALIAÇÃO JUSTA E PERIÓDICA, PROMOVEM GOVERNANÇA INTERNA E CONFIANÇA SOCIAL.
• CONFORMIDADE COM NORMAS CONSTITUCIONAIS E DE RESPONSABILIDADE FISCAL: O NOVO PMCC DEVE OBSERVAR OS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS (LEGALIDADE, IMPESSOALIDADE, MORALIDADE, PUBLICIDADE, EFICIÊNCIA) E PREVER ESTUDOS DE IMPACTO FINANCEIRO, POSSIBILITANDO IMPLEMENTAÇÃO FASEADA SEM COMPROMETER A SUSTENTABILIDADE FISCAL DO MUNICÍPIO.
• INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE: A REVISÃO DEVE INCORPORAR POLÍTICAS QUE ASSEGUREM IGUALDADE DE GÊNERO, PROMOÇÃO DA DIVERSIDADE, CONDIÇÕES PARA SERVIDORES COM DEFICIÊNCIA E MECANISMOS DE PROTEÇÃO SOCIAL.
• MODERNIZAÇÃO DO REGIME DE PESSOAL: INCLUSÃO DE DISPOSITIVOS SOBRE TELETRABALHO, QUALIFICAÇÃO DIGITAL, AGREGAÇÃO DE NOVAS COMPETÊNCIAS E MECANISMOS DE READAPTAÇÃO E REQUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL.
ALÉM DOS BENEFÍCIOS ADMINISTRATIVOS E JURÍDICOS, ATUALIZAR O PMCC É UM ATO DE JUSTIÇA SOCIAL EM RELAÇÃO ÀQUELES QUE HÁ ANOS PRESTAM SERVIÇO PÚBLICO AO MUNICÍPIO, BEM COMO UMA PEÇA FUNDAMENTAL PARA QUE AS NOVAS CONTRATAÇÕES POSSAM INTEGRAR-SE A UMA ESTRUTURA CLARA, EQUÂNIME E PLANEJADA.
DIRETRIZES SUGERIDAS PARA A PROPOSTA DE LEI
1. ÂMBITO E APLICAÇÃO: DEFINIR CLARAMENTE QUAIS SERVIDORES SERÃO ALCANÇADOS (EFETIVOS, COMISSIONADOS, CONTRATADOS TEMPORÁRIOS, MAGISTÉRIO, ETC.), PRESERVANDO DIREITOS CONSTITUCIONAIS.
2. ESTRUTURA DE CARREIRA: CRIAÇÃO DE CLASSES, NÍVEIS E PADRÕES SALARIAIS, COM CRITÉRIOS OBJETIVOS DE ACESSO E MOVIMENTAÇÃO.
3. PROGRESSÃO E PROMOÇÃO: COMBINAR CRITÉRIOS DE TEMPO DE SERVIÇO, QUALIFICAÇÃO (CURSOS, ESPECIALIZAÇÕES) E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO, ESPECIFICANDO PESOS E PERIODICIDADE.
4. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO: INSTITUIR SISTEMA COM METAS CLARAS, AVALIAÇÕES PERIÓDICAS, GARANTIA DE AMPLA DEFESA, E VINCULAÇÃO PARCIAL À PROGRESSÃO.
5. CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO: PLANO PERMANENTE DE FORMAÇÃO, COM CONVÊNIOS, PARCERIAS E UTILIZAÇÃO DA ESCOLA DO SERVIDOR, QUANDO HOUVER.
6. TRANSIÇÃO E RECLASSIFICAÇÃO: REGRAS DE TRANSPOSIÇÃO PARA SERVIDORES DO QUADRO ANTIGO, COM INVENTÁRIO FUNCIONAL, ATRIBUIÇÕES EQUIVALENTES E CONSOLIDAÇÃO DE TEMPO PARA FINS DE PROGRESSÃO.
7. AJUSTE REMUNERATÓRIO E TABELAS: METODOLOGIA PARA ATUALIZAÇÃO DE VALORES, INDICADORES E CRITÉRIOS DE ISONOMIA.
8. IMPACTO ORÇAMENTÁRIO: EXIGÊNCIA DE ESTUDO DE IMPACTO FINANCEIRO E PLAUSÍVEIS ALTERNATIVAS DE IMPLEMENTAÇÃO FASEADA.
9. PARTICIPAÇÃO SOCIAL: OBRIGATORIEDADE DE CONSULTA PÚBLICA E AUDIÊNCIA COM REPRESENTANTES SINDICAIS E CONSELHOS DE SERVIDORES.
10. AVALIAÇÃO DE RESULTADOS: PREVISÃO DE REVISÃO QUINQUENAL DO PMCC.
ENCAMINHAMENTOS RECOMENDADOS
1. CONSTITUIÇÃO DE COMISSÃO TÉCNICA PARA DIAGNÓSTICO (CONTENDO REPRESENTANTES DA ADMINISTRAÇÃO, PROCURADORIA, SERVIDORES E CÂMARA).
2. REALIZAÇÃO DE INVENTÁRIO FUNCIONAL (CARGOS, OCUPANTES, VENCIMENTOS, REQUISITOS) E LEVANTAMENTO ATUARIAL/FINANCEIRO.
3. ENCAMINHAMENTO DO ANTEPROJETO À PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO PARA PARECER JURÍDICO E À SECRETARIA DE FINANÇAS PARA ANÁLISE DE IMPACTO.
4. ENVIO DE PROJETO DE LEI À CÂMARA MUNICIPAL COM A JUSTIFICATIVA TÉCNICA E ESTUDO DE IMPACTO ORÇAMENTÁRIO.
ANEXOS SUGERIDOS (A SEREM JUNTADOS AO PROJETO PELO PODER EXECUTIVO)
• INVENTÁRIO DO QUADRO ATUAL DE CARGOS E SERVIDORES.
• TABELAS SALARIAIS VIGENTES.
• PARECER DA PROCURADORIA SOBRE ASPECTOS JURÍDICOS E REGIME JURÍDICO APLICÁVEL.
• ESTUDO DE IMPACTO FINANCEIRO E PLANILHA DE CUSTEIO (SIMULAÇÕES DE IMPLEMENTAÇÃO EM FASES).
• CRONOGRAMA DE IMPLEMENTAÇÃO.
• RELATÓRIO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA E SUGESTÕES DOS SERVIDORES.
POR FIM, CONSIDERANDO A RELEVÂNCIA SOCIAL E ADMINISTRATIVA, ESTA VEREADORA ENTENDE SER DEVER DO PODER EXECUTIVO PROMOVER A ATUALIZAÇÃO DO PMCC COMO MEDIDA DE MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL, DE VALORIZAÇÃO DOS SERVIDORES E DE GARANTIA DA CONTINUIDADE E QUALIDADE DOS SERVIÇOS PÚBLICOS ESSENCIAIS PRESTADOS À POPULAÇÃO DE FORTIM.
FORTIM – CE, 22 DE AGOSTO DE 2025.
KATH ANNE MEIRA DA SILVA SIMONASSI
VEREADORA
Data | Fase | Vinculação | Situação | Observação |
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23/09/2025 10:31:44 | CADASTRADO | AGENTE: KATH ANNE MEIRA DA SILVA SIMONASSI | CADASTRADO | |
23/09/2025 12:53:35 | PROTOCOLADO | EM TRAMITAÇÃO | ||
25/09/2025 18:00:00 | LEITURA | 26ª (VIGÉSIMA SEXTA) SESSÃO ORDINÁRIA (25 DE SETEMBRO DE 2025) DA 9ª (NONA) LEGISLATURA (2025 - 2028) - 1º SESSÃO LEGISLATIVA (2025 - 2026) - PEQUENO EXPEDIENTE mais | EM TRAMITAÇÃO | |
02/10/2025 19:00:00 | 1ª VOTAÇÃO | 27ª (VIGÉSIMA SÉTIMA) SESSÃO ORDINÁRIA (2 DE OUTUBRO DE 2025) DA 9ª (NONA) LEGISLATURA (2025 - 2028) - 1º SESSÃO LEGISLATIVA (2025 - 2026) - ORDEM DO DIA mais | FAVORAVEL | TRAMITADO PELO PRESIDENTE |
Nome | Cargo | Orgão |
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Câmara Municipal de Fortim |
QUE A SENHORA PREFEITA MUNICIPAL PROMOVA, COM A MAIOR BREVIDADE COMPATÍVEL COM OS TRÂMITES LEGAIS E TÉCNICOS, A REVISÃO E ATUALIZAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE CARGOS E CARREIRAS (PMCC) DOS SERVIDORES DO MUNICÍPIO DE FORTIM, POR MEIO DA ELABORAÇÃO E ENVIO À CÂMARA MUNICIPAL DE PROJETO DE LEI QUE CONTEMPLE, NO MÍNIMO, AS SEGUINTES DIRETRIZES E AÇÕES:
1.REVISÃO E ATUALIZAÇÃO DAS DENOMINAÇÕES, ATRIBUIÇÕES E REQUISITOS DAS CARREIRAS E CARGOS, COM MAPEAMENTO DOS CARGOS EXISTENTES E PROPOSIÇÃO DE NOVO QUADRO DE CARGOS E TABELAS DE VENCIMENTOS COMPATÍVEIS COM AS RESPONSABILIDADES.
2.ESTABELECIMENTO DE CRITÉRIOS OBJETIVOS E TRANSPARENTES PARA INGRESSO, PROGRESSÃO, PROMOÇÃO E EVOLUÇÃO FUNCIONAL (COMBINAÇÃO DE TEMPO DE SERVIÇO, QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO), COM REGRAS ESPECÍFICAS PARA CATEGORIAS COM LEGISLAÇÃO PRÓPRIA (EX.: MAGISTÉRIO).
3.PREVISÃO DE MECANISMOS DE VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL — CAPACITAÇÃO CONTINUADA, PLANO DE FORMAÇÃO E PROGRAMAS DE QUALIFICAÇÃO TÉCNICA E GERENCIAL.
4.NORMAS CLARAS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO QUE RESPEITEM PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS E GARANTAM ISONOMIA, AMPLA DEFESA E TRANSPARÊNCIA.
5.REGIME DE TRANSIÇÃO E PROTEÇÃO AOS SERVIDORES DO QUADRO ANTIGO (EFETIVOS, ESTÁVEIS E CELETISTAS QUE TENHAM SIDO INCORPORADOS), GARANTINDO A PRESERVAÇÃO DE DIREITOS ADQUIRIDOS E PREVISÃO DE RECLASSIFICAÇÃO, READAPTAÇÃO E PROGRESSÃO NOS TERMOS DO NOVO PLANO.
6.PROJEÇÃO DE IMPACTO ORÇAMENTÁRIO E FINANCEIRO, COM ALTERNATIVAS DE IMPLEMENTAÇÃO FASEADA E COMPATIBILIDADE COM A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL.
7.INSTITUIÇÃO DE COMISSÃO TÉCNICA (REPRESENTANTES DA ADMINISTRAÇÃO, DOS SERVIDORES E DA CÂMARA MUNICIPAL) PARA CONDUZIR O DIAGNÓSTICO, OUVIR CATEGORIAS E SUBSIDIAR A PROPOSTA LEGISLATIVA.
8.REALIZAÇÃO DE CONSULTAS COM OS SINDICATOS/ENTIDADES REPRESENTATIVAS DOS SERVIDORES ANTES DO ENVIO DO PROJETO DE LEI DEFINITIVO.
9.INCLUSÃO DE MECANISMOS DE VALORIZAÇÃO POR TITULAÇÃO E QUALIFICAÇÃO ACADÊMICA — ASSEGURANDO INCENTIVOS E GRATIFICAÇÕES PROPORCIONAIS À CONCLUSÃO DE GRADUAÇÃO, ESPECIALIZAÇÃO, MESTRADO E DOUTORADO, DE FORMA CUMULATIVA E COMPATÍVEL COM A ÁREA DE ATUAÇÃO DO SERVIDOR.